Como é feito o piso laminado?

Ao contrário de muitos materiais que buscam imitar, o piso laminado é produzido com 100% de madeira reflorestada e, por isso, ele é incomparável. Só a madeira é capaz de proporcionar a beleza, a elegância e o aconchego presentes nos pisos laminados. Assim, se você sonha com uma casa de revista, tem que ser madeira, tem que ser laminado. Já pensou?

Homem instalando piso laminadoHomem instalando piso laminado

Instala fácil, sem obras
e sem sujeira

A instalação do piso laminado é muito prática e rápida, diferentemente de outros tipos de piso, como por exemplo cimento queimado, cerâmica ou porcelanato. Basta verificar se o piso está nivelado, colocar uma manta e pronto. É possível mudar seu ambiente no mesmo dia sem quebra-quebra, tomando como base um dia de instalação para até 40m².

De longe, muita rapidez de instalação

Está com presa em mudar? Alugou um apartamento e não quer quebradeira? Então a sua escolha é o piso laminado. Prático e rápido de instalar, basta colocá-lo por cima do piso atual e pronto. É casa de revista no mesmo dia. Sem dúvidas, o melhor custo-benefício.

Prático e fácil
de limpar

Os pisos laminados devem ser limpos com um pano umedecido em água e sabão neutro. O que não se recomenda é o uso de água em abundância ou o uso de ceras, que promovem a formação de uma camada de gordura sobre o piso, dificultando sua limpeza. No dia a dia, use um aspirador de pó ou uma vassoura de cerdas macias. Lembre-se de passar o pano sempre no sentido da textura do piso. Para resíduos mais resistentes, busque no mercado produtos próprios para a limpeza de piso laminado. Mesmo sendo um piso laminado de alta resistência, que segue à risca as normas brasileiras e internacionais, o piso não está livre de possíveis acidentes. Por isso, abaixo há a indicação de quais produtos usar conforme a origem da mancha. Mas lembre-se: use apenas a quantidade suficiente do produto indicado para umedecer o pano para limpeza.

Tipo de Mancha

Material para Limpar

Material para Limpar conforme a origem da mancha

Suco de uva, vinho, café, refrigerante e mercúrio


Pano torcido com detergente neutro ou limpador multiuso diluído em água.

Tinta de caneta ou mercúrio


Algodão com álcool diluído em água.

Esmalte de unha


Algodão com acetona somente no local

Tinta base solvente, verniz e graxa


Aguarrás, solvente para tintas e querosene no local. Para remover a gordura deixada por esses produtos, utilize pano umedecido com água e sabão neutro

Batom e tinta látex


Pano torcido em solução de água e detergente neutro, ou limpador próprio para piso laminado.

Limpeza geral


Pano torcido em solução de água e detergente neutro, ou limpador próprio para piso laminado.

Produtos gordurosos


Pano umedecido em solução de água e sabão líquido neutro

Conheça a nova geração de pisos laminados resistentes à água

Como todos os produtos feitos de madeira de verdade, os pisos laminados não são à prova d’água. Sua superfície pode ser resistente a pequenos acidentes domésticos, pode ser instalado em cozinhas e lavabos desde que estes ambientes não sejam lavados. Lembre-se que grandes quantidades de água ainda podem ser prejudiciais aos pisos laminados.

Preparação prévia rápida e simples

Uma das grandes vantagens do piso laminado é que mesmo a preparação para sua instalação é rápida e simples. O primeiro passo é verificar o contrapiso buscando por irregularidades superiores a 3 mm, como buracos, saliências, cimento quebradiço ou areia solta. Para um resultado perfeito, o contrapiso deve estar nivelado, limpo, sem umidade e em boas condições. O piso laminado pode ser instalado sobre a maioria dos outros revestimentos, como por exemplo cerâmica, porcelanato, cimento queimado, ladrilho hidráulico, entre outros. Lembrando que o piso deve estar isento de irregularidades e umidade. Mas cuidado, nunca instale o laminado diretamente sobre o contrapiso, seja ele qual for. Também não são adequadas as instalações sobre carpete têxtil (forração ou outros) ou sobre qualquer tipo de piso flutuante.

Durabilidade: beleza
por mais tempo

Por ser bastante resistente a riscos e possíveis quebras, o laminado dura muito tempo e fica lindo como novo por mais tempo. Naturalmente, para obter tais benefícios, os cuidados devem ser diários, evitando arrastar móveis e outros objetos sobre o piso.

Menos barulho para você

Quando instalado em conjunto com a manta redutora de ruídos, o laminado torna o cômodo muito mais silencioso no ambiente e entre os andares. Cada fabricante tem uma solução que vai tornar o seu ambiente muito mais tranquilo e silencioso.